fbpx
O que é PBN (Private Blog Network)? Ainda funciona em 2020?

Se você chegou a esta página através da pesquisa “o que é uma PBN” ou “como criar um PBN”. Isso significa apenas uma coisa, que você está aumentando seu nível em SEO.

Deixe-me esclarecer isso para você: a maioria das pessoas e empresas que afirmam fazer SEO e garantir classificar o site na primeira página não tem ideia do que significa uma rede de blogs privados.

O que é PBN?

Talvez você tenha caído de paraquedas aqui (que sorte a sua!) ou você já ouviu falar disso, mas não tem ideia do que seja. Bom, vamos lá.

PBN é a sigla de Private Blog Network, que traduzindo seria Rede de Blogs Privados. Essa é uma rede de sites de autoridade usados para construir links para o seu money site com o intuito de melhorar o posicionamento dele no Google.

03 Passos Fáceis para Divulgar e Vender como Afiliado [PDF GRÁTIS]

💌 Digite o seu melhor e-mail.

Capa 03D para Página - O que é PBN (Private Blog Network)? Ainda funciona em 2020?
Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Basicamente, adquirimos domínios expirados com boas métricas (você verá isso mais à frente) e criamos conteúdo para apontar para os nossos sites. Você já vai entender como escolher e comprar domínios expirados de alta relevância para os seus projetos.

Money site é um site que você quer ranquear no Google com objetivo de rentabilizar.

A estrutura básica de links de uma PBN é algo desse tipo:

o que e pbn como criar uma private blog network - O que é PBN (Private Blog Network)? Ainda funciona em 2020?

A rede de blogs privados é contra às diretrizes do Google?

Deixe-me dizer uma coisa, todo tipo de construção de link é contra as diretrizes do Google, e a única maneira de classificar seu site primeiro é usando o Google Ads.

Ir contra as diretrizes do Google não quer dizer que somos criminosos virtuais que roubam dados de cartão de crédito, ok? Se formos seguir as diretrizes do Google em sua totalidade, não faríamos muitas coisas de SEO que costumamos fazer.

Eu recomendo que não dê muito ouvidos a isso, pois o objetivo do Google é ganhar dinheiro com Google Ads, então SEO não é muito bem recebido por eles.

Eles geram bilhões de receita com o Google Ads, mas quando você classifica a palavra-chave desejada e recebe tráfego grátis usando SEO, qual é o benefício para o Google? Nada certo?

PBN ainda funciona?

Sim, desde que qualquer tipo de Link Building funcione, o PBN continuará funcionando para sempre. Afinal, é apenas mais um blog.

Só porque alguém deu um nome sofisticado a isso não muda nada.

Se o seu PBN não estiver funcionando, significa apenas uma coisa. Você não configurou o seu corretamente.

Quais métricas do domínio PBN você deve se importar?

Se você não sabe, as redes de blogs particulares geralmente são criadas usando um domínio expirado que possui um bom perfil de link para elas.

Você pode prosseguir com ferramentas de SEO como SEnuke, Ahrefs, Scrapebox para encontrar nomes de domínio expirados.

As únicas métricas que você precisa cuidar: Link Profile and Traffic

Quando você compra links PBN, a única coisa que precisa verificar é o número de backlinks que o PBN possui e o tráfego para a rede.

Quanto mais altos os backlinks e o tráfego, maior será o preço.

Como o PBN funciona para SEO?

PBN é apenas um nome sofisticado para uma rede de blogs. Funciona como qualquer outro método de criação de links.

Digamos que alguém tenha escrito um artigo sobre otimização para mecanismos de pesquisa e vinculado este artigo quando mencionou o PBN.

Esse é um link para este artigo e com a votação do Google dizendo que este artigo é bom e é sobre PBN.

Mas quando eu tenho um PBN, não preciso esperar, divulgar ou pedir a alguém para vincular um link ao meu conteúdo, mas eu o faria manualmente usando a rede de blogs que possuo.

A única grande coisa sobre PBN é, tudo está sob controle.

O PBN é um método de black hat para SEO?

blackhat - O que é PBN (Private Blog Network)? Ainda funciona em 2020?

Depende do objetivo do PBN, se você criar um PBN com o único objetivo de enviar spam para seu concorrente, é um método de black hat, mas eu não recomendo fazer isso, mas vi grandes jogadores fazendo o mesmo.

Se você gasta seu tempo destruindo trabalho dos outros para melhorar seu site, você pode facilmente superá-los e definitivamente dominar o SERP.

Como o PBN ajuda no SEO de um site?

Eu amo tudo sobre PBN, exceto o custo necessário para construir e manter um. Se você tem um PBN, a única coisa que você realmente tem é CONTROLE.

Eu sou um grande fã de controle.

Você pode controlar proporção de texto âncora, número de links, indexabilidade de links, tempo, conteúdo, relevância e tudo o que importa na classificação de um site.

Como comprar domínios expirados para uma PBN?

Some Tips to Do Before Buying Domain - O que é PBN (Private Blog Network)? Ainda funciona em 2020?

Existem muitas formas de encontrar domínios expirados. Geralmente as pessoas participam de leilões de domínios para comprarem domínios de qualidade.

Encontrando domínios expirados

Eu uso um site chamado Expired Domains para “garimpar” bons domínios. Quando eu falo garimpar é porque o trabalho é bem demorado e pode ser até que você não encontre nada, como encontrar ouro na lama.

Acesse o https://www.expireddomains.net/ e crie uma conta lá. O próximo passo é escolher com qual TLD quer trabalhar, .com, .net, .org, .info etc. Eu sempre trabalho com essas TLDs que acabei de citar, mas nada contra as outras. Vai do seu gosto.

Para encontrarmos bons domínios, eu uso alguns filtros mostrados abaixo:

filtro expired domains pbn 1024x407 - O que é PBN (Private Blog Network)? Ainda funciona em 2020?

Para abrir essa tela clique em “Show filter” do lado esquerdo.

Você pode escolher os próprios filtros. Esses pontos da imagem são para lhe dar uma base. Tendo isso em mente, vamos à lista que encontramos.

lista de domínios expirados 1024x291 - O que é PBN (Private Blog Network)? Ainda funciona em 2020?

Note que a minha lista está por ordem crescente de PR (Page Rank). Geralmente eu uso essa métrica para encontrar os melhores domínios.

Agora você vai olhar para o número de Backlinks (BL) e Domain Pop (DP). A ideia é que o número encontrado no BL não seja tão distante de DP, pois DP é a quantidade de domínios diferentes apontando para o seu site. Então se o site tem 1.000 backlinks e 2 domínios, quer dizer que cada 1 dos domínios apontou 500 links para um site e isso provavelmente é Spam!

Qual a proporção ideal?

A proporção que eu uso aqui é de 20% a 30%. Por exemplo, se tiver 1.000 backlinks, espero que seja de pelo menos 200 domínios diferentes, o que significa que, em média, cada domínio linkou o site 5 vezes. Nada absurdo.

Pronto, junte um alto PR + uma boa proporção de backlinks e domínios diferentes e já temos uma métrica para encontrar domínios expirados.

Agora você irá copiar os domínios que seguem essas métricas e colocar no Google usando “site:nomedodominio.com” para saber se o domínio está indexado. É importante que o domínio esteja indexado no Google, pois caso contrário, ele pode ter sido penalizado e não servirá para nós.

Exemplo de domínio NÃO INDEXADO:

dominio nao indexado google - O que é PBN (Private Blog Network)? Ainda funciona em 2020?

Exemplo de domínio INDEXADO. Aproveite agora para ativar o MOZ Bar instalada no seu navegador para identificar o PA e DA do site que você encontrou:

site indexado google - O que é PBN (Private Blog Network)? Ainda funciona em 2020?

Perceba que o site possui o DA 24 e há uma página com PA 15. Detalhe: normalmente a página inicial tem o PA maior, então quando você encontrar uma página com PA dentro da métrica que citei, pode ir em frente. Nesse caso, o domínio passou nas métricas de PA (15+) e DA (15+), conforme já citei anteriormente.

Usando o Majestic para analisar os domínios

Agora precisamos colocar ele no Majestic para analisarmos o TF, o CF, ver os backlinks e analisar a qualidade dos domínios e o texto âncora.

majestic - O que é PBN (Private Blog Network)? Ainda funciona em 2020?

No Majestic, esse site não passou pelas nossa métricas, lembrando que o TF deve ser no mínimo 13 e o CT no mínimo 15. Bom, como eu já falei, em alguns casos eu comprei domínios com TF e CF abaixo das métricas que estamos usando, mas para isso precisamos analisar outros fatores como backlinks e texto âncora. Se você for iniciante, recomendo seguir as métricas e não arriscar.

Agora é preciso analisar os backlinks para saber se os sites que estão apontando parecem verídicos ou parecem sites de spam.

backlinks majestic - O que é PBN (Private Blog Network)? Ainda funciona em 2020?

Esse passo é bem trabalhoso, pois você precisa entrar em cada um dos sites para analisar. Claro que você não vai fazer isso com todos, mas pelo menos de 10 a 20 sites é o recomendável.

Outro ponto fundamental para analisar no Majestic é a variação do texto âncora. Se o site tiver pouca variação isso é um problema, pois pode ser considerado spam. Veja um exemplo de site com pouca variação de texto âncora:

texto ancora spam - O que é PBN (Private Blog Network)? Ainda funciona em 2020?

Veja que esse exemplo acima além de ter um palavra com 86% de repetição no texto âncora, ainda é relacionado a um produto para disfunção erétil. Mal sinal…

texto ancora variado - O que é PBN (Private Blog Network)? Ainda funciona em 2020?

Agora vejamos um exemplo de uma boa variação de palavra-chave:

Depois de escolhido o domínio com base nos fatores citados, é hora de registrar. Normalmente eu utilizo o GoDaddy para registrar meus domínios, mas existem outros sites que vendem domínios bem baratos, como o NameCheap, bem conhecido da comunidade SEO.

Se o domínio estiver disponível, basta registrar e começar os trabalhos!

Hospedagem na Web

Você pode usar qualquer hospedagem na Web para isso, mas se tiver um orçamento, sugiro que use uma Hospedagem PBN que torne sua rede extremamente segura.

Se você planeja hospedar seu PBN no servidor único, use um plug-in para fazer backup do PBN e use o Cloudflare para mascarar o endereço IP da sua rede.

A parte mais importante é registrar o nome de domínio com um alias diferente, importante porque o Google é um registrador de domínios e eles podem ver as informações de um usuário do domínio, mesmo se você usar whois.

Melhor serviço para comprar links PBN

Existem tantos vendedores de links PBN no mercado.

  1. Fiverr
  2. Seoclerks

1. Fiverr

Este é um ótimo lugar para comprar links de PBN, mas nunca os baratos de US $5 isso prejudicará seu site. Certifique-se de comprar links PBN de um vendedor com menos compradores e avaliações, porque é mais provável que o PBN seja ótimo e com menos links de saída.

2. Seoclerks

Esse site é outro ótimo lugar para comprar links.

Não confie em mim cegamente porque às vezes posso estar errado, compre de cada um dos possíveis e teste você mesmo para encontrar o melhor vendedor de links.

Como classificar sites com segurança usando o PBN?

A razão pela qual as pessoas são penalizadas ao usar um PBN é porque estão se tornando agressivas com esse método. Você precisa ser consistente e ótimo na criação de PBN e no gerenciamento deles.

Se você precisa classificar seu site com segurança usando o PBN, não precisa seguir uma grande lista de verificação, tudo o que você precisa fazer é criar um ótimo conteúdo e criar links em uma fase consistente a partir do ótimo PBN.

Mais uma coisa nunca usa o mesmo texto âncora em links contextuais, o que quero dizer é que, se você precisar classificar uma postagem de blog sobre perda de peso, verifique se o texto âncora se parece com perda de peso em 2019, perda de peso, como perder peso.

Verifique se todo texto âncora dos links contextuais é diferente.

03 Passos Fáceis para Divulgar e Vender como Afiliado [PDF GRÁTIS]

03 Passos Fáceis para Divulgar e Vender como Afiliado [PDF GRÁTIS]

💌 Digite o seu melhor e-mail.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

2 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *