Cegueira de Banner: Usuários desviam de Anúncios em Dispositivos Móveis e Computadores

Os anúncios em banner geralmente são uma opção fácil e barata, mas eles realmente oferecem tanto valor como você pensa? Eis o que você precisa saber sobre o prejuízo que os anúncios de banner podem causar e o que você pode fazer.

Nosso cérebro entendeu que a maioria das propagandas não nos interessam, por isso, desenvolvemos um mecanismo para ignorar automaticamente as áreas que contém publicidade.

Esse fenômeno é chamado cegueira de banner. O que quer dizer que empreendedores e publicitários passam horas criando anúncios que ninguém vê.

A cegueira de banner é uma defesa do nosso cérebro que é exposto a uma média de 1.900 banners por mês. Se não fosse essa defesa do nosso corpo passaríamos 100% do tempo consumindo propaganda.

Mas, alguém está realmente olhando para eles?

Aqui estão os prós, os contras e os danos óbvios que a implementação de anúncios em banner pode causar, além do que você pode tentar.

Conteúdo

O lado bom

Antes de trazer um vasto conhecimento contra anúncios em banner, quero reconhecer que eles geralmente são uma opção mão na roda e de baixo custo. Afinal, há uma razão pela qual a publicidade em banner está entre os quatro principais tipos de mídia digital usados pelos anunciantes em 2019.

Mas, como sabemos, aderir a algo simplesmente porque é como sempre foi feito raramente é a tática certa em marketing. Isto me leva a…

O ruim

A cegueira de banner é o fenômeno de filtrar os anúncios de banner totalmente a favor de outro conteúdo da página.

Assista ao mapa de calor deste vídeo e você notará que os banners são totalmente ignorados, como se o leitor nem os visse.

Como o leitor se concentra no artigo em questão, ele se concentra em onde eles assumem que as informações relevantes têm maior probabilidade de estar. Como a suposição inerente é que esse banner não contém essas informações relevantes, ele é totalmente ignorado.

Caso você esteja se perguntando se algo disso pode ser atribuído ao simples foco no que é mais central na página, veja outro exemplo aqui. O usuário ignora os anúncios em banner em favor da leitura dos artigos listados no centro da página e das matérias recomendadas no lado esquerdo da página.

Todo esse conteúdo é muito mais interessante e digno de atenção do leitor do que o banner. Aliás, é a razão pela qual eles foram ao site em primeiro lugar!

Além da falta de informações relevantes nos anúncios em banner, há outro desafio de os leitores serem condicionados a experiências ruins anteriores. Por exemplo, quando uma criança toca um fogão quente pela primeira vez, ela instantaneamente sente a queimadura, enviando uma mensagem ao cérebro para evitar fazer isso novamente. É o mesmo quando um leitor tem uma experiência irritante com um banner – eles ficam condicionados a evitá-los completamente.

Embora nada disso seja uma boa notícia para os anunciantes, ainda não é a pior notícia. Isto me leva a…

03 Passos Fáceis para Divulgar e Vender como Afiliado [PDF GRÁTIS]

💌 Digite o seu melhor e-mail.

03 Passos Fáceis para Divulgar e Vender como Afiliado [PDF GRÁTIS]
Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

O péssimo

Se não bastasse o desperdício de dinheiro em canais de anúncios ignorados, os banners podem deixar um gosto negativo na boca do leitor.

Quando um banner é tão perturbador que não pode ser ignorado, e o leitor vira os olhos para vê-lo, a recepção raramente é positiva. Mesmo que essa visão inevitável se transforme em um clique, estudos mostram que 50% dos cliques são acidentais, o que contribui ainda mais para a frustração e o desgosto.

As pessoas classificaram as animações em flash como as mais irritantes, porque você não pode ignorá-las, mesmo que tente. Tornou-se uma frustração tão comum que a Coalition for Better Ads os baniu no celular.

Essa experiência negativa pode fazer com que o consumidor desconfie da marca que criou o anúncio e do publisher em cujo site o viu. E quando isso acontece, ninguém vence.

Cegueira-de-Banner-II-Blog-do-Dinheiro
Cegueira de Marketing

Como lidar com a cegueira de banner

A melhor forma de atrair a atenção do seu potencial cliente é se colocando no lugar dele.

Para isso, responda as seguintes perguntas:

  1. Qual foi a última vez que você clicou em um anúncio que não estava procurando?
  2. E a última vez que comprou algo que te ofereceram?

Não conseguiu lembrar?

Isso quer dizer que seu potencial cliente só realizará uma compra se essa vontade partir dele, então poupe seus esforços!

O papel das empresas no mundo de hoje é pensar em atender as necessidades do cliente, sendo o lucro consequência disso.

Usuários conseguem sentir cheiro do desespero

Uma pesquisa feita pela The Economist mostrou que mesmo as empresas que já aderiram ao marketing de conteúdo ainda estão desalinhadas ao que isso significa de fato.

93% das empresas dizem que conectam conteúdo a produtos e serviços e 75% afirmam que o conteúdo deve mencionar os produtos frequentemente.

Enquanto 60% da audiência declaram que recusam conteúdos que soam como propaganda.

Ou seja, não adianta perder tempo criando conteúdo se o seu objetivo é vender.

O objetivo das empresas, antes de mais nada, deve ser ensinar, conectar e despertar emoções.

O que isso significa para os anunciantes?

Vale a pena reajustar o orçamento e a estratégia para garantir que seu público seja veiculado de acordo com o que está prestando atenção.

Se você assistir novamente aos vídeos acima, desta vez focando em onde os leitores estão concentrando sua atenção, fica claro rapidamente que o que as pessoas querem ver é um conteúdo relevante. Eles querem ler o que eles acessaram em um site ou outras páginas que lhes são recomendadas.

A publicidade nativa pode fornecer o tipo de exposição que você realmente deseja obter e o tipo de experiência de anúncio que parece orgânica e bem-vinda ao leitor. E, a prova está na prática.

remarketing - anúncios em banner

Faça propaganda com Remarketing

Usuários tendem a ignorar menos as propagandas se já estiverem conectados com a empresa.

O motivo disso é simples: nossa atenção na internet é voltada ao que é familiar e ao que estamos buscando ativamente.

Como fazer uma venda imediata mesmo com a cegueira de banner

Links patrocinados na rede de pesquisa entregam a maior quantidade de resultados imediatos.

O motivo? Os usuários estão ativamente procurando seus produtos ou serviços.

Então é só investir em rede de pesquisa? Não!

O usuário que está procurando seus produtos e serviços só irá fechar a venda depois de pesquisar um pouco sobre a sua empresa na internet.

E é aí que entra o papel da credibilidade social construído pelo marketing de conteúdo.

Além disso, trabalhar o marketing de conteúdo te garante um posicionamento sólido enquanto a rede de pesquisa promove esse posicionamento apenas enquanto estiver pagando.

O que quer dizer que o posicionamento da rede de pesquisa é artificial enquanto o posicionamento do marketing de conteúdo é natural e durável.

Isso faz com que no médio prazo as empresas precisem investir menos com propaganda.

Achou esse conteúdo esclarecedor?

03 Passos Fáceis para Divulgar e Vender como Afiliado [PDF GRÁTIS]

03 Passos Fáceis para Divulgar e Vender como Afiliado [PDF GRÁTIS]

💌 Digite o seu melhor e-mail.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *