fbpx
15 Dicas para ser mais Eficaz em Copywriting

Eu tenho 15 dicas fundamentais de conteúdo para você ser eficaz em copywriting:

1. Objetivos claros

Defina as metas que você deseja atingir ao escrever seu conteúdo.

Que perguntas você deseja responder para seus leitores e clientes, com que impressão deseja deixá-los? Deseja atrair o novo público? O que você quer fazer de diferente do que antes? Pense em todos os aspectos do que você deseja dar e alcançar.

2. Convite para os olhos

No copywriting da web, o layout do texto deve agradar aos olhos e criar uma sensação de fácil leitura.

Isso inclui dividi-lo em parágrafos menores e usar recursos visuais, porque as imagens fazem o leitor lembrar as palavras melhor, além de atrair sua atenção.

3. Manchetes poderosas

Não há necessidade de contar a ninguém sobre o poder evidente de manchetes fortes. Eles podem estar na forma de uma pergunta, uma exclamação, rimado, o que você tiver, mas a chave é informar o leitor: este é o bingo, é algo que lhes dará as respostas que eles estavam procurando e oferecer o que eles nem sabiam que queriam.

Esta é uma das técnicas básicas de copy.

4. Pesquisa

Se você está escrevendo para sua própria empresa ou se é um redator de aluguel, continue pesquisando e encontrando novas informações sobre seu campo ou produto que poucas pessoas possam conhecer.

Não se limite ao conjunto padrão de conteúdo sobre o tópico.

Sempre verifique as informações provenientes de outros sites e reivindicações autorais, certificando-se de que sejam originárias de um recurso autorizado.

Como Anunciar no Instagram [GRÁTIS]

💌 O ebook será enviado por e-mail.

Capa Como anunciar no instagram - 15 Dicas para ser mais Eficaz em Copywriting
Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

5. Conteúdo acessível

Se o seu conteúdo for específico de um campo e não for orientado a especialistas, é fácil entender que o público não está familiarizado com todas as nuances e terminologia do campo, termos, gírias profissionais, atividades e nuances pertencentes ao campo.

Se você está escrevendo sobre determinados serviços, não é necessário explicar ao leitor o processo desse serviço em termos, deixe de lado a gíria profissional.

6. Estrutura flexível

Um dos melhores truques de copy é criar duas ou três versões de tamanho diferente do texto. Os leitores podem percorrer a página e ler apenas o essencial, ou ler todo o texto, incluindo os detalhes.

Para todos esses tipos de leitores, você pode colocar os principais pontos destacados no início do texto, fazer uma introdução, resumir o conteúdo e expor tudo isso em detalhes.

O leitor pode ser persuadido a ler o texto inteiro se os destaques lhes interessarem, mas as chances são menores quando são apresentadas com um único bloco de palavras.

Além disso, pedaços de texto destacados fazem o leitor literalmente ver o ponto mais claramente.

7. Pontos principais reiterados

Não deixe o leitor esquecer por que é importante que eles saibam o que está dizendo – seja por causa de um benefício especial que seu produto tenha, porque pode melhorar a vida deles ou apenas para que eles mantenham sua empresa em mente e o abordem a seguir.

Eles precisam do tipo de serviço que você fornece.

Reiterar esses pontos-chave ao longo do texto. No entanto, não seja invasivo.

15 Dicas para ser mais Eficaz em Copywriting Blog do Dinheiro 1024x576 - 15 Dicas para ser mais Eficaz em Copywriting
Copywriting

8. Prova social

No Marketing Digital o uso de provas sociais e essencial, mas de maneira razoável.

Nesta categoria, temos um feedback do cliente, como depoimentos de um produto específico ou opiniões sobre um tópico geral, estatísticas e outros dados oficiais, conhecimento de especialistas e outras referências ao papel que seu serviço desempenha na vida das pessoas.

Tudo isso pode ser incorporado de maneira inteligente ao seu conteúdo e usado com benefícios, e seu poder não deve ser subestimado.

9. Clareza sobre estética

O conteúdo deve ser claro e direto ao ponto. Ao escrever conteúdo de marketing na web, o principal objetivo é que sua mensagem seja lida.

Quaisquer maneiras de tornar seu texto emocionante e agradável de ler são fantásticas, e não recomendamos ser sucinto até o tédio. Mas se houver um conflito entre legibilidade e astúcia, é o primeiro que deve ser preservado.

Há uma cautela especial contra a sofisticação excessiva e a complexidade do texto, “ei, sou profissional”, que intriga o leitor.

Não se trata de qual vendedor é o mais inteligente ou o mais criativo. Trata-se de oferecer aos clientes o que eles precisam, de preferência de uma maneira atraente e reconfortante, para que eles desejem voltar.

10. Palavras-chave moderadas

Não abuse das palavras-chave. Um artigo cheio de palavras-chave excessivas, desajeitadamente inseridas no texto para que elas se destaquem tão obviamente, claramente não é atraente para o leitor.

As palavras-chave devem ser harmoniosamente integradas ao texto. Caso contrário, parece que você só se importa com as visualizações em seu site, desejando vender quase automaticamente sem estabelecer uma conexão humana com o leitor.

Ironicamente, dessa maneira você quase não venderá nada. Muitas palavras-chave não são um dos truques para copywriting.

11. Conexão com o cliente

Não conecte-se apenas à vendas.

Devemos estar atentos à nossa abordagem ao negócio. Ele não existe sem um cliente, e um cliente não existe sem um bom relacionamento com o vendedor. Todos nós sabemos, mas às vezes esquecemos.

É o medo do fracasso que nos leva a manter uma distância adequada do público e ser estritamente comerciais.

Mas você não pode cortar do cliente a tendência universal de se relacionar com coisas que têm um significado maior. “Bem, eles precisam do meu serviço, e por isso tem um significado para eles”, você diz. Sim, mas você não acha que um cliente irá procurar alguém que ofereça o serviço e a conexão pessoal?

Esse é o conteúdo que converte. Dê ao cliente algo para se relacionar. Faça da sua empresa um espaço de conversa entre você e o cliente/leitor, onde a compreensão e o respeito mútuos por suas necessidades são a principal prioridade.

Original Blog do Dinheiro 1024x576 - 15 Dicas para ser mais Eficaz em Copywriting

12. Seja original

O mundo do marketing pode parecer algo realmente sério e, ao tentar parecer inteligente e sério o suficiente para seus clientes, você pode usar as mesmas linhas e tons de todos os sites típicos do nicho.

Mas para copywriting online persuasivo, ser mediano é um erro. Muitas vezes, temos medo de expressar nossa própria visão pessoal em um estilo inerente ao nosso caráter. Achamos nossos próprios métodos muito peculiares e os condenamos a não ser vendidos.

No entanto, muitas vezes é a abordagem que difere de alguma forma e é única que conquista clientes e se torna bem-sucedida. Não hesite em assumir riscos que podem render muito bem.

13. Seja honesto

Há coisas que você pode fazer com seu produto e coisas que você gostaria de fazer, mas não pode. Ostentando que não é um dos hackers de copywriting, é claro, mas você não deve mentir sobre isso para encobri-lo.

A ênfase nos benefícios é feita para não distrair os leitores do fato de que ainda existem algumas lacunas a preencher no outro lado, mas com o objetivo de informar a eles que você tem algo útil para eles.

Quando perguntado diretamente sobre os inconvenientes, diga-lhes como é. Isso fornecerá um feedback mais positivo do que equívocos. Mas você não precisa dar desculpas – em vez disso, trabalhe na melhoria, algo que o cliente gostaria de saber.

14. Plano de ação

Um cliente em potencial leu sobre o seu serviço e deseja experimentá-lo, ou talvez ainda esteja hesitante porque não sabe como fazê-lo. Também pode ser que você esteja fornecendo conselhos em um dos artigos em seu site.

Nesses casos, uma das dicas da web de copywriting é fornecer ao seu cliente um plano de ações para atender às suas necessidades, fazer uma compra adequada, aplicar uma dica que você fornecer – em uma palavra, verifique se o link que seu conteúdo está levando você e seu cliente para benefícios mútuos de maneira clara.

15. Torne-se seu cliente

É um conselho muito evidente que muitas vezes nos esquece. Olhe para a sua escrita através dos olhos do leitor. Reserve um momento para realmente se sentir no lugar deles.

Afinal, como você reagiria a esse conteúdo se o lesse no site de uma empresa da qual costuma comprar? Gostaria mesmo de olhar? Tente avaliar seu conteúdo desse ponto de vista para ter uma perspectiva sobre ele.

Como Anunciar no Instagram [GRÁTIS]

Como Anunciar no Instagram [GRÁTIS]

💌 O ebook será enviado por e-mail.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

1 Comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *