fbpx
Como usar o Instagram para promover meus negócios?

Mais de 25 milhões de empresas em todo o mundo já estão usando o Instagram para negócios e mais de 200 milhões de usuários visitam pelo menos um perfil de negócios todos os dias.

À medida que o Facebook se concentra em conectar pessoas com conteúdo de familiares e amigos, o Instagram se torna “a nova casa para marcas”, onde o envolvimento é alto, os seguidores são leais à marca e podem ser alcançadas metas de negócios reais.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre como usar o Instagram para negócios – se você está apenas começando ou simplesmente precisa refinar sua estratégia existente.

Etapa 1: obter uma conta comercial do Instagram

Se você já possui uma conta pessoal no Instagram com conteúdo apropriado para a marca e seguidores estabelecidos, basta convertê-la em uma conta comercial do Instagram. Isso fornece acesso a todos os recursos de negócios, mas torna a transição perfeita para seus seguidores existentes.

Você também pode optar por criar uma nova conta comercial do Instagram. Esta é a escolha certa se você não possui uma conta pessoal ou se a sua conta pessoal não representa com precisão seus negócios.

Como configurar uma conta comercial do Instagram a partir do zero

  1. Baixe o aplicativo do Instagram para iOS, Android ou Windows.
  2. Abra o aplicativo e toque em Inscrever-se.
  3. Digite seu endereço de e-mail e toque em Avançar. Se você deseja conectar sua conta comercial do Instagram à sua página comercial do Facebook, use um endereço de e-mail de administrador para se inscrever ou toque em Entrar com o Facebook.
  4. Escolha seu nome de usuário e senha e preencha as informações do seu perfil. (Vamos falar sobre como otimizar as informações do seu perfil comercial do Instagram mais adiante nesta postagem.)
  5. Toque em Concluído.
  6. Agora você tem uma conta pessoal no Instagram, pronta para converter em uma conta comercial. Continue seguindo as etapas abaixo.
Como usar o Instagram para promover meus negócios - Como usar o Instagram para promover meus negócios?

Como converter uma conta pessoal do Instagram em uma conta comercial

  1. Faça login na sua conta pessoal do Instagram existente no aplicativo.
  2. Toque no ícone do perfil para ir para o seu perfil.
  3. Depois toque no ícone de três linhas no canto superior direito da tela e toque em Configurações.
  4. Toque em Alternar para o perfil comercial e depois em Continuar.
  5. (Opcional) Se você deseja conectar sua conta comercial do Instagram à sua página comercial do Facebook, siga as instruções para fazê-lo.
  6. Adicionar informações de contato: sua conta comercial do Instagram deve incluir um endereço de e-mail, um número de telefone ou um endereço físico (ou todos).
  7. Toque em Concluído.

Etapa 2: crie uma estratégia vencedora para o Instagram

Defina seu público-alvo

Antes de decidir que tipo de conteúdo postar no Instagram, você precisa pensar em quem o verá.

Como Fazer a Primeira Venda no Hotmart [EBOOK GRÁTIS]

💌 O ebook será enviado por e-mail.

Capa Como fazer a primeira venda no hotmart II - Como usar o Instagram para promover meus negócios?
Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

A grande maioria dos usuários do Instagram tem menos de 35 anos, com uma divisão bastante próxima entre usuários masculinos e femininos. Os Estados Unidos têm o maior número de usuários do Instagram, seguidos de perto pela Índia, Brasil e Indonésia. Essas são boas informações para você começar, mas você precisa ir além desses dados demográficos gerais do Instagram para definir um público-alvo exclusivo para sua marca.

Como a definição do seu mercado-alvo é uma das partes mais importantes da sua estratégia de marketing para qualquer ferramenta de marketing, criamos um guia passo a passo que explica todos os detalhes. Aqui está a versão curta:

  • Determine quem já comprou de você.
  • Verifique as análises nos seus outros canais de mídia social para saber quem o segue até lá.
  • Faça uma pesquisa completa sobre os concorrentes.
  • Crie uma declaração de valor clara para sua marca.

Depois de entender quem é seu público, pense em que tipo de conteúdo ele deseja ver. Que tipo de conteúdo eles publicam em suas próprias contas? Como eles interagem com seus concorrentes ou marcas semelhantes?

Estabeleça metas e objetivos

Saber o que você deseja realizar usando o Instagram para negócios é o primeiro estágio na criação de uma estratégia eficaz do Instagram. A compreensão de seus objetivos mantém você no caminho certo e permite concentrar todos os seus esforços na consecução de objetivos reais de negócios.

Objetivos eficazes seguem a estrutura SMART. Isso significa que eles são:

  • Specific (Específico)
  • Measurable (Mensurável)
  • Attainable (Atingível)
  • Relevant (Relevante)
  • Timely (Oportuno)

À medida que você constrói sua presença no Instagram, não há problema em ter metas baseadas em métricas de vaidade, como curtidas, seguidores e comentários. Mas certifique-se de também definir metas relacionadas aos objetivos reais do negócio. O que nos leva a …

Concentre-se nas métricas de desempenho corretas

As métricas exatas para medir e rastrear variam para cada negócio. Mas, em geral, você deve se concentrar em métricas relacionadas ao funil social.

Isso significa que seus objetivos devem se alinhar a um dos quatro estágios da jornada do cliente:

  • Reconhecimento: inclui métricas como reconhecimento da marca, taxa de crescimento de seguidores e alcance posterior.
  • Engajamento: inclui métricas como taxa de engajamento (com base em curtidas) e taxa de amplificação (com base em compartilhamentos).
  • Conversão: além da taxa de conversão, isso inclui métricas como taxa de cliques e taxa de rejeição. Se você estiver usando anúncios pagos, as métricas de conversão também incluirão o custo por clique e o CPM.
  • Cliente: essas métricas são baseadas nas ações que os clientes executam, como fornecer depoimentos.

Confirmar com uma programação de lançamento regular

Depois de começar a criar seguidores no Instagram, seus fãs esperam ver postagens suas regularmente. Você deseja mantê-los cientes de sua marca e envolvidos com seu conteúdo, sem sobrecarregá-los a ponto de serem excluídos – ou pior, deixar de seguir.

Não há uma hora melhor para publicar em todas as empresas. A Hootsuite e a Unmetric analisaram 200.000 postagens do Instagram em 11 setores diferentes e determinaram que o melhor momento para postar no Instagram varia muito, dependendo do seu setor. O setor de alimentos e bebidas, por exemplo, encontra o maior sucesso em publicar às 12 horas, enquanto o setor de educação perde o compromisso ao postar às 16 horas.

Além de comparar sua conta com outras marcas de topo em seu setor, você precisará fazer alguns testes para determinar em que horas parece criar mais engajamento para suas postagens (mais sobre isso mais tarde).

O fator principal é entender quando seu público está online. Lembre-se de que eles podem não estar no mesmo fuso horário que você. O Instagram Insights mostra exatamente quando seus seguidores estão online, detalhados por dia.

Como Fazer a Primeira Venda no Hotmart [EBOOK GRÁTIS]

Como Fazer a Primeira Venda no Hotmart [EBOOK GRÁTIS]

💌 O ebook será enviado por e-mail.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

1 Comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *